A busca por compreender a história da educação recente do Rio Grande do Norte e uma preocupação permanente com a preservação das memórias docentes nos levaram à escuta de professoras e professores potiguares. Por ocasião da orientação de pesquisas TCC na licenciatura de Pedagogia/UFRN, pudemos acumular análises acerca das memórias narradas por docentes. Diante disso, o objetivo deste trabalho é apresentar como as influências pré-profissionais, a formação inicial e a experiência docente possibilitaram que indivíduos com diferentes motivações e origens sociais pudessem exercer o magistério no RN ao longo das últimas décadas do século XX. Para tanto, fizemos uso da história oral de vida enquanto suporte teórico-metodológico que nos orientou desde a construção dos projetos, até a análise das narrativas resultantes das entrevistas gravadas. Após o desenvolvimento destas pesquisas, mesmo com recortes específicos em cada uma delas, foi possível perceber que as ações e características pessoais e profissionais de cada indivíduo são inseparáveis em suas práxis cotidianas e analisá-las não nos traz apenas aspectos da ordem do individual. Do contrário, favorece compreender as múltiplas coletividades em que os narradores estão inseridos, com espaço para pensar o tempo histórico, as transformações sociais e as lutas trabalhistas, por exemplo.