O estudo teve por objetivo analisar como avaliações externas interferem na organização estrutural da escola e nas práticas de avaliação da aprendizagem em sala de aula. Buscou-se compreender o movimento histórico em que essa temática está inserida e para tanto foi realizado um estudo bibliográfico nos seguintes bancos de dados: Cadernos de História da Educação, Revista Brasileira de História da Educação e Revista História da Educação. O resultado do levantamento nos permitiu verificar a inexistência de uma produção que discutia de forma articulada a temática cultura escolar e avaliação externa. Contudo, nos três bancos de dados, identificamos cerca 96 trabalhos sobre cultura escolar, 1 produção sobre avaliação externa, e 14 trabalhos sobre avaliação da aprendizagem. Desse total, apenas 4 estudos se aproximaram da nossa proposta de investigação e contribuíram para a compreensão. No levantamento identificamos apenas 4 produções que se aproximaram do nosso objeto de estudo, permitindo compreender que a lógica dos exames ou avaliação externa vêm contribuindo com a organização dos sistemas de ensino interferindo na forma de estruturação da escola cristalizando uma cultura avaliativa alicerçada no sistema de nota, classificação, responsabilização dos estudantes e das escolas.