Este trabalho, consiste em parte da nossa tese de doutorado, e trata sobre o arcabouço teórico elaborado para analisar o desenvolvimento de estudos sobre a formação de Professores no Brasil. Considerando como recorte Temporal os anos de 1990 a 2000, o estudo foi realizado tendo como principal fonte histórica, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP. Apresentamos no presente texto as teorias basilares que conduziram o estudo sobre a Formação de Professores do Brasil, considerando para tanto o estudo sob a ótica da História da Educação. Ao longo do trabalho, estruturamos nosso estudo com base em conceitos teóricos tais como: a formação de Professores a partir de autores como Saviani (2012), Gatti (2010), Stamatto (2019), Tardif e Lessard (2012), bem como aportes teóricos para compreender a utilização da revista como nossa principal fonte, considerando portanto os conceitos de Imprensa Pedagógica a partir dos estudos de Nóvoa (1992) e Catani (1996); nosso aporte teórico compreende ainda o conceito de circulação de ideias a partir do autor Francês Chartier (2002). Para o trabalho com os dados obtidos na fonte, utilizamos o conceito de análise de conteúdo a partir dos autores: Bardin (2016) e Moraes (1999). e faz parte da tese de doutorado da pesquisadora. e resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão. As contribuições e resultados deste estudo, fomentam a importância do desenvolvimento de estudos sobre a formação de professores, bem como a estruturação teórica para a realização de estudos na área.