Artigo CONEDU - História da Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-81-6

A REFORMA DO ENSINO PROFISSIONAL REPUBLICANO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE ALAGOAS: OS SABERES ESCOLARES

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 03 - História da Educação
"2024-01-24 11:38:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106048
    "edicao_id" => 323
    "trabalho_id" => 3419
    "inscrito_id" => 2364
    "titulo" => "A REFORMA DO ENSINO PROFISSIONAL REPUBLICANO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE ALAGOAS: OS SABERES ESCOLARES"
    "resumo" => "O texto em apreço tem como proposta apresentar uma análise preliminar acerca dos saberes escolares veiculados na Escola de Aprendizes Artífices de Alagoas/EAA-AL, destinada à formação profissional de meninos pobres. O marco temporal está compreendido entre os finais dos anos de 1910 a 1920. O interesse reside em compreender o perfil do programa de ensino que passou a ser implementado na EAA-AL por ocasião da promulgação do Decreto nº 13.064, de 12 de junho de 1918. O referido decreto pode ser apreendido como a materialização do marco inicial de reformulações que aconteceriam no interior da instituição, uma vez que em alguns aspectos a sua estrutura administrativo e pedagógica sofreu modificações, em especial, no que tange aos saberes escolares. Posto isto, a análise se desenvolve no sentido de entender quais eram as possíveis intencionalidades que havia por detrás da introdução de novos saberes, bem como a permanência de outros no programa de ensino da instituição. Como referência teórica me servi das obras de Cunha (2005) e Fonseca (1961), que discutem o ensino profissional brasileiro numa perspectiva histórica. E no tratamento metodológico da legislação examinada as reflexões de Ananias (2007). Os resultados da análise acusaram que os saberes escolares foram concebidos pelo Governo Federal como elementos estratégicos na difusão de valores, ideias e práticas. Tais aspectos dialogavam diretamente com o ideário republicano da época e que perpassava princípios como os de: ordem, moral e disciplina e que teriam de ser inculcados nos corpos dos meninos aprendizes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID2364_TB3419_18102023211645.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:57:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCONDES DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARCONDES"
    "autor_email" => "marcondeslima12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106048
    "edicao_id" => 323
    "trabalho_id" => 3419
    "inscrito_id" => 2364
    "titulo" => "A REFORMA DO ENSINO PROFISSIONAL REPUBLICANO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE ALAGOAS: OS SABERES ESCOLARES"
    "resumo" => "O texto em apreço tem como proposta apresentar uma análise preliminar acerca dos saberes escolares veiculados na Escola de Aprendizes Artífices de Alagoas/EAA-AL, destinada à formação profissional de meninos pobres. O marco temporal está compreendido entre os finais dos anos de 1910 a 1920. O interesse reside em compreender o perfil do programa de ensino que passou a ser implementado na EAA-AL por ocasião da promulgação do Decreto nº 13.064, de 12 de junho de 1918. O referido decreto pode ser apreendido como a materialização do marco inicial de reformulações que aconteceriam no interior da instituição, uma vez que em alguns aspectos a sua estrutura administrativo e pedagógica sofreu modificações, em especial, no que tange aos saberes escolares. Posto isto, a análise se desenvolve no sentido de entender quais eram as possíveis intencionalidades que havia por detrás da introdução de novos saberes, bem como a permanência de outros no programa de ensino da instituição. Como referência teórica me servi das obras de Cunha (2005) e Fonseca (1961), que discutem o ensino profissional brasileiro numa perspectiva histórica. E no tratamento metodológico da legislação examinada as reflexões de Ananias (2007). Os resultados da análise acusaram que os saberes escolares foram concebidos pelo Governo Federal como elementos estratégicos na difusão de valores, ideias e práticas. Tais aspectos dialogavam diretamente com o ideário republicano da época e que perpassava princípios como os de: ordem, moral e disciplina e que teriam de ser inculcados nos corpos dos meninos aprendizes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID2364_TB3419_18102023211645.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:57:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCONDES DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARCONDES"
    "autor_email" => "marcondeslima12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 323
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
        "logo" => null
        "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
        "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 323
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
        "logo" => null
        "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
        "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 199
                "edicao_id" => 323
                "codigo" => "978-85-61702-81-6"
                "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA
                  """
                "organizadores" => """
                  &Acirc;NGELA MARIA DOS SANTOS &nbsp;(UFPB)<br />\r\n
                  DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n
                  EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n
                  FRANCISCO TEN&Oacute;RIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n
                  IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n
                  LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  LENILDA PEREIRA DOS SANTOS &nbsp;(UCDP)<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n
                  MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n
                  REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => null
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "28062024101916-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
                "updated_at" => "2024-06-28 10:19:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 199
                "edicao_id" => 323
                "codigo" => "978-85-61702-81-6"
                "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA
                  """
                "organizadores" => """
                  &Acirc;NGELA MARIA DOS SANTOS &nbsp;(UFPB)<br />\r\n
                  DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n
                  EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n
                  FRANCISCO TEN&Oacute;RIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n
                  IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n
                  LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  LENILDA PEREIRA DOS SANTOS &nbsp;(UCDP)<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n
                  MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n
                  REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => null
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "28062024101916-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
                "updated_at" => "2024-06-28 10:19:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O texto em apreço tem como proposta apresentar uma análise preliminar acerca dos saberes escolares veiculados na Escola de Aprendizes Artífices de Alagoas/EAA-AL, destinada à formação profissional de meninos pobres. O marco temporal está compreendido entre os finais dos anos de 1910 a 1920. O interesse reside em compreender o perfil do programa de ensino que passou a ser implementado na EAA-AL por ocasião da promulgação do Decreto nº 13.064, de 12 de junho de 1918. O referido decreto pode ser apreendido como a materialização do marco inicial de reformulações que aconteceriam no interior da instituição, uma vez que em alguns aspectos a sua estrutura administrativo e pedagógica sofreu modificações, em especial, no que tange aos saberes escolares. Posto isto, a análise se desenvolve no sentido de entender quais eram as possíveis intencionalidades que havia por detrás da introdução de novos saberes, bem como a permanência de outros no programa de ensino da instituição. Como referência teórica me servi das obras de Cunha (2005) e Fonseca (1961), que discutem o ensino profissional brasileiro numa perspectiva histórica. E no tratamento metodológico da legislação examinada as reflexões de Ananias (2007). Os resultados da análise acusaram que os saberes escolares foram concebidos pelo Governo Federal como elementos estratégicos na difusão de valores, ideias e práticas. Tais aspectos dialogavam diretamente com o ideário republicano da época e que perpassava princípios como os de: ordem, moral e disciplina e que teriam de ser inculcados nos corpos dos meninos aprendizes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.