SANTOS, Daise Silva Dos. . CONEDU - História da Educação (Vol. 02)... Campina Grande: Realize Editora, 2024. p. 883-883. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/106069>. Acesso em: 04/12/2024 22:37
Investigar o livro Gustavo Lessa, grande vida-exemplo (1973), de Marcelo Silva Júnior, publicado por convênio entre a Fundação Getúlio Vargas e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, é o objetivo deste trabalho. Trata-se de um compilado de alguns textos do intelectual brasileiro Gustavo Lessa, antecedido pela síntese da autobiografia que Gustavo de Sá Lessa (1888-1962) distribuiu mimeografada aos amigos antes de morrer. A edição em brochura, composta por 173 páginas, é uma importante fonte para acessar aspectos da vida desse médico que teve uma longa vida pública na qual se dedicou aos trabalhos nos campos da saúde e educação pública, ocupando diversos cargos como o de professor de Educação Comparada no Instituto de Educação do Distrito Federal e à frente da Associação Brasileira de Educação. Apesar dos cargos importantes ocupados no campo da educação, muitas vezes ao lado de Anísio Teixeira, não há produção que trate desse intelectual, configurando-se em uma lacuna na Historiografia da Educação. Para investigação do impresso, parto da compreensão de Chartier (1998) na qual não há texto fora do suporte e que a compreensão de qualquer texto depende da forma como ele atinge o leitor. Dialogo também com Dosse (2009) para investigar essa produção enquanto uma escrita biográfica, notando com isso que, como referida no próprio título, aos moldes das biografias da idade heróica, a obra busca apresentar a vida de Gustavo Lessa como exemplo. Observo que este livro se constitui em importante fonte de investigação para a História da Educação, pois, a partir da análise de seu conteúdo e de aspectos referentes à materialidade e produção, é possível acessar informações sobre a vida, atuação e pensamento do intelectual hoje esquecido.