Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ABORDAGEM METODOLÓGICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP) APLICADA NO ENSINO DAS LEIS DE NEWTON.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106633
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 495
    "titulo" => "ABORDAGEM METODOLÓGICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP) APLICADA NO ENSINO DAS LEIS DE NEWTON."
    "resumo" => "Esse trabalho é um relato de experiência referente a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos aplicada na sequência didática sobre o ensino das leis de Newton para alunos do ensino médio na disciplina de física em uma escola estadual da cidade de Araruna. Os três momentos pedagógicos têm como objetivo auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o maior envolvimento do estudante na construção do seu próprio conhecimento. Essa abordagem busca promover uma educação mais ativa e participativa através da utilização de questões contextualizadas e situações do dia a dia do estudante, desenvolvendo o conteúdo de forma interesse que desperte a atenção e curiosidade do estudante facilitando a compreensão dos conceitos trabalhados em sala. Os três momentos pedagógicos surgiram no livro "Física "(1990) da coleção magistério do segundo grau e tiveram como autorias dos professores Demétrio Delizoicov e José André Peres Angotti. A abordagem dos três momentos pedagógicos é dividida em: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A física é uma linguagem complexa, muitas vezes na vida dos estudantes, principalmente em uma turma do 1?ano do ensino médio que tem a visão de que a física é algo distante da sua realidade. Portanto, buscamos mudar a visão do aluno sobre aprender física coma metodologia de ensino contextualizadas para entender e valorizar o conteúdo refletindo sobre suas experiências do dia a dia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID495_TB434_25032024152046.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARISSA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLARISSA"
    "autor_email" => "clarissa.costa@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106633
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 495
    "titulo" => "ABORDAGEM METODOLÓGICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP) APLICADA NO ENSINO DAS LEIS DE NEWTON."
    "resumo" => "Esse trabalho é um relato de experiência referente a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos aplicada na sequência didática sobre o ensino das leis de Newton para alunos do ensino médio na disciplina de física em uma escola estadual da cidade de Araruna. Os três momentos pedagógicos têm como objetivo auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o maior envolvimento do estudante na construção do seu próprio conhecimento. Essa abordagem busca promover uma educação mais ativa e participativa através da utilização de questões contextualizadas e situações do dia a dia do estudante, desenvolvendo o conteúdo de forma interesse que desperte a atenção e curiosidade do estudante facilitando a compreensão dos conceitos trabalhados em sala. Os três momentos pedagógicos surgiram no livro "Física "(1990) da coleção magistério do segundo grau e tiveram como autorias dos professores Demétrio Delizoicov e José André Peres Angotti. A abordagem dos três momentos pedagógicos é dividida em: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A física é uma linguagem complexa, muitas vezes na vida dos estudantes, principalmente em uma turma do 1?ano do ensino médio que tem a visão de que a física é algo distante da sua realidade. Portanto, buscamos mudar a visão do aluno sobre aprender física coma metodologia de ensino contextualizadas para entender e valorizar o conteúdo refletindo sobre suas experiências do dia a dia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID495_TB434_25032024152046.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARISSA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLARISSA"
    "autor_email" => "clarissa.costa@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Esse trabalho é um relato de experiência referente a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos aplicada na sequência didática sobre o ensino das leis de Newton para alunos do ensino médio na disciplina de física em uma escola estadual da cidade de Araruna. Os três momentos pedagógicos têm como objetivo auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o maior envolvimento do estudante na construção do seu próprio conhecimento. Essa abordagem busca promover uma educação mais ativa e participativa através da utilização de questões contextualizadas e situações do dia a dia do estudante, desenvolvendo o conteúdo de forma interesse que desperte a atenção e curiosidade do estudante facilitando a compreensão dos conceitos trabalhados em sala. Os três momentos pedagógicos surgiram no livro "Física "(1990) da coleção magistério do segundo grau e tiveram como autorias dos professores Demétrio Delizoicov e José André Peres Angotti. A abordagem dos três momentos pedagógicos é dividida em: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A física é uma linguagem complexa, muitas vezes na vida dos estudantes, principalmente em uma turma do 1?ano do ensino médio que tem a visão de que a física é algo distante da sua realidade. Portanto, buscamos mudar a visão do aluno sobre aprender física coma metodologia de ensino contextualizadas para entender e valorizar o conteúdo refletindo sobre suas experiências do dia a dia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.