O presente relato de experiência abrange uma das vivências experienciadas como bolsista do subprojeto de Língua portuguesa do Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola na zona rural do município de Monteiro–PB. Nosso objetivo é refletir sobre como foi importante para a turma em que atuamos a aplicação de um conjunto de atividades que, sob a forma de uma sequência didática, tiveram como principal foco a leitura e o reconhecimento do gênero folha de jornal impressa. Em decorrência dessa vivência, a partir da discussão em torno do jornal e sua importância para a sociedade, bem como da produção em sala de aula do gênero folha de jornal impressa, no final, os alunos produziram coletivamente um mini jornal da turma. Para fundamentar este relato, bem como a experiência de que ele é fruto, baseamo-nos em Aidar (1995), Machado e Zanella (2013), Roth (2006), os quais foram importantes para discutirmos a importância da utilização de gêneros jornalísticos, na prática de leitura e escrita em sala de aula. Como também, para refletirmos sobre os resultados obtidos em nossa prática e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa na educação básica.