O Programa de Residência Pedagógica ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, em parceria com a UEPB, proporciona aos estudantes de licenciatura a oportunidade de aperfeiçoar sua formação inicial como professores da educação básica. O trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas no processo de alfabetização e letramento na turma do 1o ano do ensino fundamental e os desafios enfrentados nesse processo, realizado na Escola Municipal Félix Araújo localizada no município de Campina Grande - PB. A partir do contexto da formação do Programa, a experiência está fundamentada em alguns estudiosos como Jacques Delors (2018), Magda Soares (2020), ANTUNES (2013), KLEIMAN (2007/2008), e o documento da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Dessa forma, todas as atividades e recursos utilizados no decorrer das aulas proporcionaram um ensino e desenvolvimento melhor das crianças na leitura, na escrita e na interpretação de textos e histórias trabalhados em sala. Pode-se concluir que a experiência se configurou em um importante espaço para observar e investigar os desafios e as possibilidades no processo de alfabetização e letramento das crianças, como também as dificuldades e limitações de cada indivíduo em sala de aula.