Nesse relato será apresentado a experiência vivida no período de 11 meses com a turma do 9° ano do ensino fundamental da Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor Emiliano de Cristo. Esta vivência foi fruto do Programa Residência Pedagógica com articulação entre a UEPB CAMPUS III e a escola anteriormente mencionada. Durante o período, após observações, diagnósticos e discussões sobre o perfil da turma, foi percebido que o perfil da turma era de característica contundente no que diz respeito às diferenças. Dessa forma, desrespeito, grosserias, violência na fala, intolerância e outras características foram percebidas sempre que um aluno possuía posicionamento divergente a outro colega. Diante deste cenário, foi decidido trabalhar o gênero debate regrado como ponto de partida para auxiliar os discentes na busca pela compreensão do universo do outro. Por isso, o principal objetivo foi fazê-los moldurar seus modos de se expressar ao se deparar com situações que divergissem de suas opiniões. Isso para que eles pudessem entender que em uma sociedade, as pessoas devem lidar com as diferenças de forma respeitosa. Autores como Bakhtin e Antunes guiaram nossas práticas, a fim de, com êxito, trabalharmos também a capacidade estratégica de argumentar e sustentar uma tese, de forma coerente e sem ferir os direitos humanos. Destarte, pode-se afirmar que o Programa Residência Pedagógica contribuiu positivamente para a formação inicial dos discentes envolvidos, como também para a formação continuada da preceptora, e, ainda, para o alunado da escola contemplada.