SILVA, Sidielson Rodrigues Da et al.. . Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/106518>. Acesso em: 13/11/2024 22:15
Este relato apresenta uma análise detalhada dos desafios e inovações no ensino de língua espanhola, com ênfase em uma experiência dentro do Programa de Residência Pedagógica financiada pela CAPES. Embasado, principalmente, na pedagogia de Paulo Freire, este trabalho destaca a importância das "Tardes Formativas" na formação ética e política dos residentes, promovendo uma preparação abrangente para a prática docente. A transição da teoria para a prática é discutida, enfatizando a valorização da cultura hispânica e a integração da abordagem comunicativa. Os mini cursos online são explorados como estratégias inovadoras, superando desafios temporais e demonstrando resultados positivos na promoção da educação inclusiva e de qualidade. O relato abrange a metodologia adotada, destacando a criação de mini cursos e seu impacto positivo. A discussão aprofunda-se na aplicação prática destas estratégias, enfatizando a dinâmica das aulas presenciais e online, bem como o envolvimento dos alunos. As conclusões ressaltam não apenas a eficácia das práticas pedagógicas, mas também o compromisso contínuo com a inovação e a melhoria constante. Este relato, ao integrar experiências pedagógicas, reflexões teóricas e resultados observados, contribui significativamente para a compreensão do processo educacional e para o aprimoramento do ensino de língua espanhola, proporcionando uma visão abrangente e holística da experiência.