Neste presente relatório, apresenta-se um relato de experiência vivenciado no programa Residência Pedagógica (CAPES), referente ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – Campus I). A experiência relatada está sendo realizada na Escola Municipal Dr. Severino Cruz, localizada em Campina Grande, com a turma do 1° ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com alunos em processo de alfabetização. No decorrer da vivência, percebe-se a importância da ludicidade na alfabetização, visto que é comprovado que jogos e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Desse modo, apoiado em uma abordagem acerca da alfabetização e a ludicidade, trazendo como fundamento as ideias de alguns autores que falam sobre o determinado tema, buscou-se no presente trabalho as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento, os quais contribuem para uma formação de relações sociais, interação e atitudes sociais, auxiliando na construção de conhecimento. Tornando assim, o processo de aprendizagem na alfabetização mais prazeroso e divertido.