Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA(GENS) NO ENSINO FUNDAMENTAL II AO PIBID: UM COMPARATIVO ENTRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NAS INTERVENÇÕES REFERENTE ÀS AULAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106251
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 9
    "inscrito_id" => 391
    "titulo" => "DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA(GENS) NO ENSINO FUNDAMENTAL II AO PIBID: UM COMPARATIVO ENTRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NAS INTERVENÇÕES REFERENTE ÀS AULAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA"
    "resumo" => "O presente artigo parte da experiência proporcionada pela regência realizada no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II e pela intervenção desempenhada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas aulas de Análise Linguística. A pesquisa realiza um comparativo entre essas duas práticas pedagógicas, observando o processo de ensino-aprendizagem e metodologias utilizadas em sala de aula, tendo por base aquilo que foi desenvolvido pelos professores e a forma como os alunos interagiram e participaram diante da proposta didática apresentada. Para isso, destaca-se a realidade particular de cada situação, a forma como os professores abordam e trabalham os assuntos propostos, o envolvimento da turma e os resultados obtidos. O artigo será desenvolvido em partes, as quais descreveremos, à luz de alguns ensaios, autores e teorias, o contexto da sala de aula, os sujeitos, a prática desenvolvida e os resultados. Nosso objetivo principal é pensar, a partir da realidade posta, práticas que reflitam a necessidade e a realidade do aluno. Com isso, não queremos explicitar o que é melhor ou pior à ser aplicado dentro de sala de aula, mas sim, aquilo que é possível de ser desenvolvido e de ter a participação direta do aluno."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID391_TB9_06032024152528.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELE ANANIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIRELE"
    "autor_email" => "mirele.silva@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106251
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 9
    "inscrito_id" => 391
    "titulo" => "DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA(GENS) NO ENSINO FUNDAMENTAL II AO PIBID: UM COMPARATIVO ENTRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NAS INTERVENÇÕES REFERENTE ÀS AULAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA"
    "resumo" => "O presente artigo parte da experiência proporcionada pela regência realizada no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II e pela intervenção desempenhada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas aulas de Análise Linguística. A pesquisa realiza um comparativo entre essas duas práticas pedagógicas, observando o processo de ensino-aprendizagem e metodologias utilizadas em sala de aula, tendo por base aquilo que foi desenvolvido pelos professores e a forma como os alunos interagiram e participaram diante da proposta didática apresentada. Para isso, destaca-se a realidade particular de cada situação, a forma como os professores abordam e trabalham os assuntos propostos, o envolvimento da turma e os resultados obtidos. O artigo será desenvolvido em partes, as quais descreveremos, à luz de alguns ensaios, autores e teorias, o contexto da sala de aula, os sujeitos, a prática desenvolvida e os resultados. Nosso objetivo principal é pensar, a partir da realidade posta, práticas que reflitam a necessidade e a realidade do aluno. Com isso, não queremos explicitar o que é melhor ou pior à ser aplicado dentro de sala de aula, mas sim, aquilo que é possível de ser desenvolvido e de ter a participação direta do aluno."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID391_TB9_06032024152528.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELE ANANIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIRELE"
    "autor_email" => "mirele.silva@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente artigo parte da experiência proporcionada pela regência realizada no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II e pela intervenção desempenhada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas aulas de Análise Linguística. A pesquisa realiza um comparativo entre essas duas práticas pedagógicas, observando o processo de ensino-aprendizagem e metodologias utilizadas em sala de aula, tendo por base aquilo que foi desenvolvido pelos professores e a forma como os alunos interagiram e participaram diante da proposta didática apresentada. Para isso, destaca-se a realidade particular de cada situação, a forma como os professores abordam e trabalham os assuntos propostos, o envolvimento da turma e os resultados obtidos. O artigo será desenvolvido em partes, as quais descreveremos, à luz de alguns ensaios, autores e teorias, o contexto da sala de aula, os sujeitos, a prática desenvolvida e os resultados. Nosso objetivo principal é pensar, a partir da realidade posta, práticas que reflitam a necessidade e a realidade do aluno. Com isso, não queremos explicitar o que é melhor ou pior à ser aplicado dentro de sala de aula, mas sim, aquilo que é possível de ser desenvolvido e de ter a participação direta do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.