PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS, CONSERVAÇÃO DA IDENTIDADE E MODO DE VIDA DOS CIGANOS NO BRASIL. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA-CAMPO.
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106284 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 60 "titulo" => "PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS, CONSERVAÇÃO DA IDENTIDADE E MODO DE VIDA DOS CIGANOS NO BRASIL. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA-CAMPO." "resumo" => "O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar apontamentos de três residentes pedagógicas do subprojeto de História na Universidade Estadual da Paraíba em relação à uma aula-oficina com o seguinte tema: “MAIO CIGANO: Procedimentos de exclusão, práticas discriminatórias, conservação da identidade e modos de vida”, ministrada na Escola Cidadã Técnica Integral Francisco Ernesto do Rêgo, na cidade de Queimadas – PB. Dito isso, abordaremos: a) nossa formação no Projeto Residência Pedagógica (PRP); b) como foi nossa experiência em ter entrado em contato com o tema, além de: c) explanarmos desde a criação da aula até como compartilhamos o assunto com os alunos de uma turma de terceiro ano. Também destacaremos a importância de nos distanciarmos de uma aula somente expositiva, mas sim permitir que alunos compreendam o poder da historicidade dentro de uma aula de História e sobretudo, que tenham uma assimilação positiva sobre esse assunto, que é tão necessário para a atualidade. Enquanto transformadoras sociais, nós residentes temos uma grande responsabilidade pela frente como futuras professoras. Fomentar uma sala de aula e escola mais inclusiva é uma delas. Enquanto isso, seguimos em frente como professoras em formação para que temas como o da nossa aula-oficina sejam sempre bem vindos e que nossas habilidades sociais também tenham influência positiva nos desafios da sala de aula e fora dela." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID60_TB65_01112023205831.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA GUIA FELIPE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DA GUIA" "autor_email" => "maria.felipe@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106284 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 60 "titulo" => "PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS, CONSERVAÇÃO DA IDENTIDADE E MODO DE VIDA DOS CIGANOS NO BRASIL. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA-CAMPO." "resumo" => "O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar apontamentos de três residentes pedagógicas do subprojeto de História na Universidade Estadual da Paraíba em relação à uma aula-oficina com o seguinte tema: “MAIO CIGANO: Procedimentos de exclusão, práticas discriminatórias, conservação da identidade e modos de vida”, ministrada na Escola Cidadã Técnica Integral Francisco Ernesto do Rêgo, na cidade de Queimadas – PB. Dito isso, abordaremos: a) nossa formação no Projeto Residência Pedagógica (PRP); b) como foi nossa experiência em ter entrado em contato com o tema, além de: c) explanarmos desde a criação da aula até como compartilhamos o assunto com os alunos de uma turma de terceiro ano. Também destacaremos a importância de nos distanciarmos de uma aula somente expositiva, mas sim permitir que alunos compreendam o poder da historicidade dentro de uma aula de História e sobretudo, que tenham uma assimilação positiva sobre esse assunto, que é tão necessário para a atualidade. Enquanto transformadoras sociais, nós residentes temos uma grande responsabilidade pela frente como futuras professoras. Fomentar uma sala de aula e escola mais inclusiva é uma delas. Enquanto isso, seguimos em frente como professoras em formação para que temas como o da nossa aula-oficina sejam sempre bem vindos e que nossas habilidades sociais também tenham influência positiva nos desafios da sala de aula e fora dela." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID60_TB65_01112023205831.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA GUIA FELIPE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DA GUIA" "autor_email" => "maria.felipe@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }