O Programa Residência Pedagógica (PRP), instituído pelo Projeto de Lei do Senado n.° 227/2007, tem seu objetivo principal centralizado no incentivo à formação de professores enquanto acadêmicos de Licenciatura, no intuito de contribuir para a atuação destes na prática de ensino, ampliando a possibilidade de exercer a teoria e a prática, estabelecendo relações entre a instituição de ensino superior e a escola básica. O presente trabalho teve como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado no curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no decorrer da sua participação no Programa Residência Pedagógica (PRP). A prática vivenciada no programa foi de suma importância no processo de formação inicial e na construção do ser professor, vivenciando este momento que antecede a inserção no mercado de trabalho. A experiência do programa e os momentos partilhados na ECI Professor Itan Pereira, situada na cidade de Campina Grande-PB. O momento trouxe a veracidade dos desafios e realidades educacionais enfrentadas na carreira docente. No programa de residência sugere-se realizar um projeto de intervenção, no qual a residente, após algumas observações e conseguinte pós realizar um questionário, percebeu a falta de conhecimentos básicos de cartografia, surgindo assim, a possibilidade de trabalhar seu projeto na Cartografia, percebendo que as práticas escolares de Geografia, partindo do pressuposto de que o desenvolvimento de alguns conceitos para a construção do raciocínio geográfico é pertinente, relacionando ao uso da Cartografia, possibilita a noção do pensamento espacial, consequentemente, promovendo a compreensão entre a sociedade, a natureza e o espaço.