Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A CORRIDA GEOMÉTRICA COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106312
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 281
    "titulo" => "A CORRIDA GEOMÉTRICA COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA"
    "resumo" => "O presente artigo diz respeito a uma experiência de regência referente ao jogo Corrida Geométrica no programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba Matemática Campus Campina Grande CAPES Edital 2022. O referencial teórico que nos baseamos em nosso subprojeto é a metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para pesquisa e planejamento de aulas de forma colaborativa com todos os membros do subprojeto, docente orientadora, professoras preceptoras e residentes. A regência em questão ocorreu com 28 estudantes do 6º ano da Escola EMEF Roberto Simonsen, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre os dias 22 de agosto a 14 de setembro de 2023. No total foram ministradas 14 aulas sobre Polígonos. Relatamos nestes momentos da 14ª aula, na qual aplicamos uma dinâmica de jogo. Observamos participação significativa dos estudantes. A partir de nossa regência entendemos a importância e relevância da utilização de jogos matemáticos em sala de aula, uma das alternativas da metodologia ativa, fazendo com que os estudantes façam parte dos momentos em sala de aula, que sejam protagonistas! A experiência que vivenciamos constatou-nos o quão leve e dinâmica a aula de matemática pode se tornar ao utilizarmos materiais didáticos durante o processo. Ficamos muito gratos por todo aprendizado adquirido em ambos os lados."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID281_TB97_21022024201412.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA OLIVEIRA DE LIMA/ ANA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "annalima1036@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106312
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 281
    "titulo" => "A CORRIDA GEOMÉTRICA COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA"
    "resumo" => "O presente artigo diz respeito a uma experiência de regência referente ao jogo Corrida Geométrica no programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba Matemática Campus Campina Grande CAPES Edital 2022. O referencial teórico que nos baseamos em nosso subprojeto é a metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para pesquisa e planejamento de aulas de forma colaborativa com todos os membros do subprojeto, docente orientadora, professoras preceptoras e residentes. A regência em questão ocorreu com 28 estudantes do 6º ano da Escola EMEF Roberto Simonsen, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre os dias 22 de agosto a 14 de setembro de 2023. No total foram ministradas 14 aulas sobre Polígonos. Relatamos nestes momentos da 14ª aula, na qual aplicamos uma dinâmica de jogo. Observamos participação significativa dos estudantes. A partir de nossa regência entendemos a importância e relevância da utilização de jogos matemáticos em sala de aula, uma das alternativas da metodologia ativa, fazendo com que os estudantes façam parte dos momentos em sala de aula, que sejam protagonistas! A experiência que vivenciamos constatou-nos o quão leve e dinâmica a aula de matemática pode se tornar ao utilizarmos materiais didáticos durante o processo. Ficamos muito gratos por todo aprendizado adquirido em ambos os lados."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID281_TB97_21022024201412.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA OLIVEIRA DE LIMA/ ANA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "annalima1036@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente artigo diz respeito a uma experiência de regência referente ao jogo Corrida Geométrica no programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba Matemática Campus Campina Grande CAPES Edital 2022. O referencial teórico que nos baseamos em nosso subprojeto é a metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para pesquisa e planejamento de aulas de forma colaborativa com todos os membros do subprojeto, docente orientadora, professoras preceptoras e residentes. A regência em questão ocorreu com 28 estudantes do 6º ano da Escola EMEF Roberto Simonsen, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre os dias 22 de agosto a 14 de setembro de 2023. No total foram ministradas 14 aulas sobre Polígonos. Relatamos nestes momentos da 14ª aula, na qual aplicamos uma dinâmica de jogo. Observamos participação significativa dos estudantes. A partir de nossa regência entendemos a importância e relevância da utilização de jogos matemáticos em sala de aula, uma das alternativas da metodologia ativa, fazendo com que os estudantes façam parte dos momentos em sala de aula, que sejam protagonistas! A experiência que vivenciamos constatou-nos o quão leve e dinâmica a aula de matemática pode se tornar ao utilizarmos materiais didáticos durante o processo. Ficamos muito gratos por todo aprendizado adquirido em ambos os lados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.