Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EXPERIÊNCIAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 13 – Ensino de Sociologia
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106521
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 12
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho busca relatar a relevância da residência pedagógica para os licenciandos de Licenciatura em Sociologia na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, e os desafios enfrentados durante o processo. A experiência relatada foi vivenciada nas escolas-campo ECIT Dr. Elpídio de Almeida, EEEFM Ademar Veloso e ECI Professor Itan Pereira, vinculados ao Programa Residência Pedagógica, foram objeto de observações, regência e projeto de intervenção dos residentes. A metodologia envolveu momentos teóricos e práticos, com discussões semanais dos textos indicados pela coordenadora/orientadora da residência. Cada escola possuia um modelo de ensino, temos uma cidadã integral, uma cidadã integral técnica e uma regular. Nas observações e experiências pudemos perceber e compreender como funcionava cada modelo. Apesar dos desafios enfrentados pelos residentes, a experiência promoveu o nosso desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes e nos motivou a seguirmos no caminho da educação. O relato enfatiza a importância da residência pedagógica como uma oportunidade para os futuros professores de Sociologia aplicarem seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além de adotar novas metodologias para sua futura carreira profissional."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 13 – Ensino de Sociologia"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID12_TB313_16032024090134.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE DANTAS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "denise.silva@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106521
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 12
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho busca relatar a relevância da residência pedagógica para os licenciandos de Licenciatura em Sociologia na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, e os desafios enfrentados durante o processo. A experiência relatada foi vivenciada nas escolas-campo ECIT Dr. Elpídio de Almeida, EEEFM Ademar Veloso e ECI Professor Itan Pereira, vinculados ao Programa Residência Pedagógica, foram objeto de observações, regência e projeto de intervenção dos residentes. A metodologia envolveu momentos teóricos e práticos, com discussões semanais dos textos indicados pela coordenadora/orientadora da residência. Cada escola possuia um modelo de ensino, temos uma cidadã integral, uma cidadã integral técnica e uma regular. Nas observações e experiências pudemos perceber e compreender como funcionava cada modelo. Apesar dos desafios enfrentados pelos residentes, a experiência promoveu o nosso desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes e nos motivou a seguirmos no caminho da educação. O relato enfatiza a importância da residência pedagógica como uma oportunidade para os futuros professores de Sociologia aplicarem seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além de adotar novas metodologias para sua futura carreira profissional."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 13 – Ensino de Sociologia"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID12_TB313_16032024090134.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE DANTAS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "denise.silva@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente trabalho busca relatar a relevância da residência pedagógica para os licenciandos de Licenciatura em Sociologia na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, e os desafios enfrentados durante o processo. A experiência relatada foi vivenciada nas escolas-campo ECIT Dr. Elpídio de Almeida, EEEFM Ademar Veloso e ECI Professor Itan Pereira, vinculados ao Programa Residência Pedagógica, foram objeto de observações, regência e projeto de intervenção dos residentes. A metodologia envolveu momentos teóricos e práticos, com discussões semanais dos textos indicados pela coordenadora/orientadora da residência. Cada escola possuia um modelo de ensino, temos uma cidadã integral, uma cidadã integral técnica e uma regular. Nas observações e experiências pudemos perceber e compreender como funcionava cada modelo. Apesar dos desafios enfrentados pelos residentes, a experiência promoveu o nosso desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes e nos motivou a seguirmos no caminho da educação. O relato enfatiza a importância da residência pedagógica como uma oportunidade para os futuros professores de Sociologia aplicarem seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além de adotar novas metodologias para sua futura carreira profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.