O presente artigo tem como objetivo geral descrever as experiências exitosas realizados por estudantes universitários no âmbito da Educação Infantil durante a regência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Nessa perspectiva, o texto está organizado em duas etapas. A primeira é discricionária do programa em discussão, em especial daquele realizado no curso de Pedagogia. Posteriormente, são apresentados relatos de experiência acerca das atividades desenvolvidas pelos graduandos durante os plantões pedagógicos, bem como abordam-se as experiências das vivências da docência na escola parceira. Como resultados constatou-se o quão imprescindível o referido programa torna-se no processo formativo do graduando no que concerne à formação e à construção da sua identidade profissional, em que a partir do pensar-fazer no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é que a prática docente vai se consubstanciando gradativamente. Portanto, espera-se que haja uma maior valorização dos programas de ensino, especialmente o PIBID, para que o licenciando possa experienciar o exercício da docência ainda na graduação, o que lhe oportunizará os subsídios teórico metodológicos necessários para a sua prática docente ao sair da universidade.