A formação do professor deve estar associada a um conjunto de saberes necessários à sua prática pedagógica. Desse modo, ao docente deve-se facultar a possibilidade de perceber as estratégias cabíveis a serem utilizadas em sala de aula. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo geral analisar se a formação do professor da educação infantil propicia os saberes necessários à prática pedagógica. Como objetivos específicos, estabeleceram-se: verificar quais saberes docentes estão presentes na prática pedagógica do professor e identificar a importância da prática docente como elemento que contribui para a prática pedagógica em sala de aula. Logo, pode-se compreender a prática docente como instrumento, meio de que o professor dispõe para conduzir o aluno a uma aprendizagem significativa. Em relação à metodologia utilizada, vale ressaltar que ela é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta dos dados deu-se por meio de pesquisa de campo. A técnica de coleta de dados ocorreu mediante aplicação de questionário aberto, entrevista estruturada e observação sistemática. Os sujeitos participantes da pesquisa foram duas professoras. Quanto ao resultado da pesquisa, observou-se que o professor precisa entender que os saberes que colaborarão e contribuirão com o fazer pedagógico devem visar a uma formação qualificada para o trabalho com a criança pequena.