Este estudo enfoca a temática da brincadeira como ação pedagógica nos ambientes escolares, considerando-se a formação continuada para docentes da Educação Infantil. Como objetivo geral, busca-se compreender o que pensam os docentes sobre o brincar, a partir de seus enunciados nos encontros formativos na rede municipal da cidade de Porto Velho -RO. A análise se ancora em referenciais -metodológicos, nos documentos norteadores da rede e em registros de observações realizadas em formações ofertadas pela rede. Destaca-se o desafio de suscitar o desenvolvimento de professores brincantes e de uma instituição brincante, de modo que a dimensão lúdica integre o conjunto de ações que se efetivam no espaço educativo. É relevante pensar o brincar como práxis que não se limita às práticas pedagógicas, mas como ação que aguça, provoca, questiona e mobiliza novas práticas brincantes, haja vista que a brincadeira é uma atividade que permeia o cotidiano da Educação Infantil e o brincar é uma atividade essencial no desenvolvimento da criança, promovendo habilidades cognitivas, emocionais, sociais e físicas. Nesse sentido, o estudo evidencia a formação continuada como proposta para incentivar e aguçar a práxis pedagógica dos profissionais da Educação Infantil do município de Porto Velho, na perspectiva do brincar como parte essencial da jornada educacional, considerando-se que investir tempo e recursos na capacitação dos educadores para integrar o brincar em suas práticas pedagógicas brincantes pode resultar em benefícios duradouros para as crianças, para os educadores e para o sistema educacional.