Nos últimos anos, o sistema educacional passou por grandes mudanças. A utilização das Tecnologias Digitais Informação e Comunicação - TDIC que já faziam parte da sociedade, ganharam ainda mais destaque nesse período. Este artigo, aborda a importância da formação continuada dos professores quanto ao uso das tecnologias digitais em sua prática docente, em um novo paradigma de ensino. Nessa perspectiva, esse estudo objetivou-se em ofertar uma oficina para os professores de uma escola pública na cidade de Fagundes na Paraíba, utilizando dois recursos digitais, o simulador PhET e a plataforma Wordwall. Trata-se de uma investigação qualitativa, descritiva, que ocorreu em quatro etapas; etapa 1, aplicação de um questionário semiestruturado para traçar o perfil dos professores, através do Google forms; etapa 2, realização da oficina através do Google Meet; etapa 3, “Faça você mesmo!”, etapa de construção das atividades gamificadas; etapa 4, apresentação e socialização das atividades com os demais colegas. Participaram da oficina 19 professores das diversas áreas do conhecimento, para analisar a frequência das respostas, utilizou-se a categorização de palavras de Laurence Bardin. Os resultados apontam que 73,7%, não possuem experiências com uso de jogos digitais ou simuladores, 57,9% dos professores estão fora do contexto da qualificação acadêmica possuindo apenas a graduação, o que demonstra a necessidade de formação continuada para todos os professores, a maioria dos participantes respondeu fazer uso apenas das ferramentas do Google, quando questionados sobre a experiência com uso de jogos digitais ou simuladores para lecionar seus conteúdos, as respostas apresentaram a mesma porcentagem, 20% para, falta de acesso à Internet, carência de equipamentos e falta de formação dos professores. A oficina despertou o interesse dos professores em utilizar as ferramentas digitais nas mais variadas áreas do conhecimento e possibilitou desenvolver novas habilidades e estratégias de ensino.