Pensar e se propor a escrever sobre a docência implica em reconhecer a complexidade do ato de ensinar. Dentre o conjunto de conhecimentos necessários à docência, aqueles que se remetem ao ensino e aprendizagem demandam especial atenção, haja vista a centralidade desse processo na atuação do professor, que se constitui enquanto objeto de estudo da Didática. Ademais, entende-se a formação docente enquanto um processo contínuo e multifatorial, sendo necessário enfatizar que a complexidade destes processos educativos dificulta reconhecer os fatores que o definem.Diante dessa complexidade inerente à docência é comum que, no processo de reflexão sobre a prática docente, particularmente no início da docência, o professor identifique a incompletude de sua formação inicial e, neste cenário, programas de iniciação à docência se fazem fundamentais. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa governamental que concede bolsas a alunos matriculados na primeira metade dos cursos de Licenciatura em instituições de nível superior, públicas e particulares, do Brasil. O Programa tem como objetivo principal, inserir esse aluno no contexto escolar visando desenvolver habilidades de observação e reflexão sobre a prática docente em escolas públicas de ensino básico, aliado à possibilidade de atuação sob a supervisão de professores experientes. Defende-se aqui que essa possibilidade contribui para um caráter formativo com maior equilíbrio teórico-prático e alinhado com as demandas existentes, além de possibilitar que ainda na formação inicial, esse aluno desenvolva habilidades e competências que favorecerão a formação de sua identidade profissional contribuindo para sua futura inserção e atuação docente nas escolas. Assim pretende-se refletir sobre como o PIBID pode impactar na formação e prática docente de professores supervisores dele participantes defendendo que essa discussão poderá contribuir para elucidar elementos da atuação destes profissionais enquanto co-formadores dos bolsistas no contexto escolar, pensando ainda sobre os impactos dessa dinâmica e do projeto em sua própria atuação docente e percepção sobre a docência e os fatores a ela inerentes.