O início da docência é uma etapa importante para o desenvolvimento profissional, este momento é marcado por dúvidas, tensões, expectativas e muitas descobertas. A forma como esse processo acontece é determinante para que o profissional em início de carreira assuma com entusiasmo ou não. O objetivo deste trabalho é identificar como as professoras egressas do curso de Pedagogia percebem o início da docência. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa. Os dados foram obtidos a partir do envio e recebimento de um formulário, produzido na plataforma Google Forms. Para fundamentação teórica contamos com as contribuições de André (2018), Araújo (2019), Caldeira (2000), Ergolin (2014), Garcia (2010), Guarnieri (2005), Tardif (2002), Viana (2015) dentre outros teóricos que colaboraram com o nosso estudo. Os resultados indicam que a adaptação ao início da profissão é um grande desafio para o professor, que se sente frustrado com a realidade vista e vivenciada diariamente na escola. É nessa fase que o professor começa a construir sua identidade docente e passa a identificar-se ou não com a profissão. Nesse contexto, é indispensável que diante das dificuldades o docente mantenha uma visão crítica e reflexiva sobre a sua prática e o ambiente profissional que o cerca. A maneira como cada professor enxerga e passa pela primeira fase da carreira é diferente e única para cada sujeito.