O trabalho apresenta resultados da prática de Docência Orientada, do Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN), na cidade de Santa Maria/RS. A docência orientada tem como objetivo contribuir com a aprendizagem do mestrando no contexto da docência no ensino superior e possibilitar articulação entre a graduação e a pós-graduação. O texto discute a constituição de ser professor nesse nível de ensino aliando ao relato de experiência da primeira autora em uma disciplina intitulada Processos Didático Pedagógicos ofertada a estudantes de diferentes cursos de licenciatura da instituição. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica com o relato de experiência da atividade docente, enfatizando o que representou a atuação de Docência Orientada no processo formativo do mestrando. Os resultados evidenciaram que as vivências experiênciadas nesse contexto conduziram a reflexões e estudos sobre aprendizagem docente no ensino superior, proporcionando ao pós-graduando, novas elaborações que contribuem para a prática pedagógica especialmente, no que se refere ao planejamento, organização do trabalho pedagógico, compreensão dos espaços institucionais e os elementos que envolvem a complexidade de ser docente nesse nível de ensino.