Esta pesquisa teve como objetivo analisar narrativas de licenciandos acerca das contribuições do Grupo PET Conexões de Saberes da UFF para a formação e a produção de saberes profissionais dos envolvidos. Com enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, o universo investigado foi composto por quatro licenciandos, bolsistas do referido Grupo (PET), que a ele estiveram vinculados entre os anos de 2014 e 2018. O material produzido/adquirido mediante as entrevistas semiestruturadas, foi transcrito, lido e organizado em três categorias, sendo que a primeira, aqui sistematizada, descreve e analisa informações relacionadas às contribuições, aos desafios e às superações narradas pelos sujeitos, tomando por base o vínculo com o Grupo PET. Os resultados evidenciam que o Grupo aproxima e articula saberes produzidos na universidade e na escola, criando condições favoráveis de inserção à docência. Expressam, também, o compartilhamento de ações de natureza profissional, levando-os a ressignificar os conhecimentos teóricos e a desenvolver um olhar investigativo sobre sua futura profissão.