Muito se discute a importância da formação constante do professor, já que a educação é um processo dialógico, de construção coletiva e reflexiva. Em vista disso, a consciência do inacabamento, defendida por Paulo Freire, é uma postura relevante a ser adotada ao longo da jornada docente, pois ao reconhecer-se como inacabado, o educador se abre para possibilidades de se construir com o outro, de ouvir suas opiniões e contribuições. Sendo assim, a pesquisa colaborativa contribui significativamente para a prática docente, tendo em vista que é uma metodologia de pesquisa e formação para professores em formação e também como uma formação continuada, na qual, tem como objetivo contribuir para a reflexão da prática docente, implicando na sua mudança. Nesse sentido, este estudo objetiva analisar uma aula de Educação Popular numa perspectiva colaborativa, que foi realizada através da análise dialógica de um corpus construído a partir de um ciclo reflexivo do grupo de pesquisa: “Pesquisa Colaborativa: Contribuições para a Formação dos Professores do Ensino Superior e da Educação Básica”, da UFERSA campus Caraúbas. Para a construção deste estudo utilizamos Brandão (2006), Freire (1997), Ibiapina (2003), Gadotti ( 2002), Nóvoa (2009), Tardif (2011). A partir da análise, percebemos a importância de ciclos reflexivos para a formação docente, para os professores em atuação e formação, pois possibilita a troca de saberes e experiências, dessa forma promove a construção do professor reflexivo, que reflete a partir de sua prática e pode aperfeiçoá-la.