O ensino da literatura é imprescindível para a formação de homens e mulheres por isso é preciso que as escolas estejam empenhadas na realização de atividades nas quais o texto literário seja valorizado, especialmente ao compreendê-lo como fruto de um trabalho artístico. Por isso, é salutar a realização de momentos formativos nos quais professores(as) possam refletir sobre a importância do letramento literário. É objetivo deste trabalho trazer reflexões a partir da realização de uma oficina denominada “O Letramento Literário em Prosa e Verso” que se constituiu de um momento formativo destinado a professores(as) que atuam no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e aos docentes de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, no município de Cerro Corá/RN, para que esses sujeitos pudessem refletir sobre a efetivação de atividades com o texto literário em sala de aula, a partir das realidades com as quais trabalham. A oficina foi organizada em uma metodologia dinâmica e interativa voltada para a criação de um projeto de letramento literário a ser desenvolvido nas escolas, a partir de discussões teórico-metodológicas que permitiram refletir sobre o papel da literatura na formação humana dos indivíduos. Para tanto, os participantes foram envolvidos em atividades que possibilitaram o estudo teórico, a exposição dialogada, a socialização e vivências de atividades com o texto literário desenvolvidas em sala de aula e, especialmente, a construção de um planejamento de atividades a ser desenvolvido, de acordo com a realidade de cada escola envolvida na formação. Por fim, a organização do registro das reflexões oriundas dessa atividade formativa se reveste de relevância para além de uma simples sistematização: se configura como um documento que seja capaz de suscitar outras ações capazes de fomentar a formação continuada de professores e professoras para que possam pensar o letramento literário de seus alunos a partir da realidade onde interatuam.