Neste estudo apresentamos parte dos resultados da pesquisa intitulada: “O Livro Didático na Educação Infantil como apoio à estrutura do programa pedagógico: avanço ou retrocesso?”, aprovada no Edital 11/2022 do Programa de Apoio à Pesquisa (PAPq) da Universidade do Estado de Minas Gerais / UEMG – Unidade Carangola. Nessa pesquisa foi realizado um estudo analítico sobre a adoção do Livro Didático na Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Carangola/MG. Para o trabalho que se apresenta, o objetivo foi analisar os Livros Didáticos da Educação Infantil escolhidos pela Rede Municipal de Educação de Carangola/MG (2000/2022) e verificar se estão de acordo com os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os estudos da temática referentes aos princípios da aprendizagem criativa, do brincar e da valorização das experiências das crianças. Esse estudo se inscreve no campo das pesquisas de abordagem qualitativa, utilizando para produção dos dados a pesquisa descritivo-analítica, como também a análise documental dos Livros Didáticos da Educação Infantil adotados. Como resultados, evidencia-se que os livros didáticos adotados não atendem de modo satisfatório os princípios e os conceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, da Base Nacional Comum Curricular, bem como dos referenciais curriculares locais, o que representa retrocesso em relação às conquistas que marcam a trajetória da Educação Infantil no Brasil e, também, possíveis impactos negativos no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças.