O presente artigo traz as experiências vivenciadas no Projeto Formativo construído a partir do mapeamento da realidade escolar, levando em consideração as dificuldades apresentadas por uma escola pública na cidade de Manaus após as adversidades enfrentadas pela sociedade por causa da Pandemia do vírus SARS-CoV-2. Em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas – UEA e a Secretaria Municipal de Educação –SEMED/Manaus é oferecido o Programa de Oficina de Formação em Serviço – OFS, ação pioneira no Brasil, que realiza a formação dos docentes dentro da escola mediante diagnóstico do cotidiano escolar e o seu fazer pedagógico. Com o período pandêmico, a necessidade do teletrabalho, a chegada do ensino híbrido para tentar garantir a aprendizagem dos alunos, muitas mudanças ocorreram no universo das escolas, refletindo na sala de aula, onde encontramos o aumento do número de alunos/as inclusos/as, o crescente quantitativo de crianças não alfabetizadas, a falta de habilidade dos professores com as novas tecnologias e mídias sociais aplicadas à educação, necessitando da atualização de suas práticas. Diante deste cenário, após diagnóstico prévio, foi elaborado o Projeto Formativo com três laboratórios experienciais nas temáticas identificadas, a fim de dirimir as dificuldades apresentadas no contexto escolar, desenvolvido ao longo de dois anos, duração máxima do programa na escola.