Esta pesquisa aborda os desafios do processo de ensino e aprendizagem da leitura dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Indígena Geraldo Julião. E teve como objetivo desenvolver habilidades e competências relacionadas à leitura, estimulando no aluno o gosto pela leitura, ampliando o seu conhecimento linguístico e cultural. Apresentamos conceitos e discussões a partir deste processo que é fundamental para o sucesso escolar, uma vez que a leitura é a porta de entrada para a aprendizagem de todo e qualquer conhecimento, seja ele escolar ou não. Entendemos que se a aprendizagem da leitura não for satisfatória para a formação e emancipação do conhecimento humano, os alunos podem encontrar dificuldades na aprendizagem das várias disciplinas escolares, e não somente na disciplina de língua portuguesa. Este fato, segundo alguns autores citados neste trabalho e de acordo com a nossa compreensão sobre o assunto caracteriza-se como o déficit de leitura diante das práticas de leitura e escrita. Os materiais/recursos didáticos e a utilização de gêneros textuais no ensino de língua portuguesa interferem neste processo de ensino e aprendizagem da leitura e propiciam à escola preparar os alunos para a vida. Para realizar esse trabalho, foi feito um diagnóstico na Escola Estadual Indígena Geraldo Julião e na comunidade Anta II/Roraima, aplicação de questionários com pais, alunos e professores. Concluímos que o ato de ler é fundamental não apenas como mais uma habilidade que o aluno desenvolve para adquirir conhecimento, mas para sua formação como cidadão indígena dentro da comunidade, porque a partir do momento que se torna um bom leitor, as atitudes e a forma de atuar na sociedade tornam-se emancipatórias.