A problemática que motiva a escrita desse artigo é: qual a importância das narrativas identitárias e de resistência para os jovens quilombolas da comunidade Tranqueira em vista do seu ingresso e permanência no curso de Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), Campus Valença do Piauí? Definiu-se como objetivo refletir sobre a importância das narrativas identitárias e de resistência para os jovens quilombolas da comunidade Tranqueira em vista do seu ingresso e permanência no curso de Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), Campus Valença do Piauí. Tomou se como lente teórica os estudos de Pacheco (2019), Walsh (2018), Mignolo (2008) e Freire (2020). O percurso metodológico deu-se por meio deuma pesquisa exploratória, com levantamento bibliográfico e estudo de caso. Em seguida, utilizou-se como técnica de construção de dados uma entrevista semiestruturada com dois licenciandos quilombolas, visando conhecer as narrativas, que expressam sua visão do mundo e da realidade em que vivem. Por fim, conclui-se que as narrativas de resistência vivenciadas pelos mais velhos e sábios do Quilombo e internalizadas pelos jovens licenciandos faz a diferença em seus caminhos formativos, buscando adentrar em espaços que antes eram negados aos Quilombolas. Com isso, torna-se evidente que a perseguição sofrida pelos seus ancestrais revela-se nas memórias cotidianas, sendo sinal de força, resistência e perseverança para que os jovens da Comunidade Tranqueira permaneçam no ensino superior e construam sua identidade docente.