São diversos os desafios nos quais a Educação Geográfica tem passado, em busca de possibilidades concretas para estruturação de uma formação inclusiva e participativa do educando. A Educação Geográfica é capaz de promover o entrelaçamento entre os conceitos científicos e os saberes do educando, provenientes de sua vivência. É neste sentido que, no Campus do IFPB Campina Grande, orientamos quatro alunos(as) voluntários do Curso Técnico Integrado de Mineração a desenvolver Oficinas Pedagógicas utilizando a Maquete da Paraíba para apresentar alguns dos diversos problemas ambientais presentes no estado. Tais Oficinas Pedagógicas iniciaram na Semana do Meio Ambiente do Campus, em junho de 2023, com a presença de um público local e de visitantes. Entendemos que, ao estudar as problemáticas ambientais sejam no contexto local, nacional ou global tendo a Paraíba como palco desse estudo/aprendizado, o saber geográfico instituído, ou seja, aquele construído nas escolas, chamado de ensino de geografia, bem como, a geografia que se constrói numa dimensão da Educação Geográfica tecida, por sua vez, a partir dos saberes constituídos pela nossa experimentação do espaço geográfico são favorecidos ao contextualizarmos tal processo com o uso da Maquete.