Este trabalho tem como objetivo analisar como o processo de formação inicial pode influenciar no contexto da prática pedagógica do professor de Biologia. Para tanto realizou-se um questionário com questões abertas com nove docentes egressos de uma mesma Instituição de Ensino Superior (IES) que estão em exercício da profissão e estes foram analisados seguindo os passos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). De um modo geral identificou-se que existe, no olhar dos sujeitos, um distanciamento entre teoria e prática, a prevalência de um ensino tradicional e disciplinar, aspecto este que dificulta sua prática pedagógica, uma vez que o ensino atual exige a inserção de metodologias ativas, contextualizadas e interdisciplinares. Percebeu-se também que os sujeitos reconhecem a importância de integrar as três dimensões acadêmicas, ensino, pesquisa e extensão pois acreditam que essa vivência contribui para a o desenvolvimento da sua autonomia profissional, bem como contribui para a construção da identidade profissional. Outro aspecto evidenciado foi que de toda a grade curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da IES os sujeitos acreditam que as de cunho pedagógico são as que contribuem para a organização e o desenvolvimento do seu trabalho, pois na visão deles foram elas que lhes ensinaram a ensinar, sobre isso ressaltam ainda que as demais disciplinas são direcionadas somente para a construção do conhecimento específico daquela área. Diante do exposto, compreende-se que o cenário de formação inicial influencia diretamente na prática pedagógica do professor, pois o mesmo assimila e busca utilizar os conhecimentos, as habilidades e as competências aprofundadas em sua formação inicial para sua ação docente.