Neste artigo, apresentamos a elaboração, a realização e os resultados da oficina intitulada “O uso de tirinhas e memes no combate ao bullying e ao cyberbullying na escola”, realizada nas disciplinas de Mídias Educacionais das Licenciaturas em Matemática e Espanhol do IFRN/Natal-Central, no semestre de 2022.2. Para tanto, discutimos a respeito de dois pontos essenciais para o desenvolvimento dessa ação pedagógica: por um lado, a caracterização do bullying e, mais especificamente, do cyberbullying; e, por outro, a linguagem imagético-discursiva das tirinhas e memes e seu uso como recursos didáticos. Sobre a oficina, ela tinha por objetivo a instrução dos futuros professores a respeito dos fenômenos do bullying e do cyberbullying. A ideia era abrir um espaço para reflexão sobre esses fenômenos e, assim, instrumentalizar os futuros professores para que possam melhor atuar na mediação desse tipo de conflito entre os estudantes das escolas de educação básica onde atuarão. Como estratégia metodológica, trabalhamos com a linguagem imagético-discursiva de tirinhas e memes e, como produto da oficina, solicitamos aos alunos que produzissem seus próprios memes e tirinhas em combate ao bullying e ao cyberbullying.