O artigo trata da relevância da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, vinculados ao Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES. Definiu-se como objetivo: Analisar a construção da identidade profissional de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II, a partir das aprendizagens experienciais e/ou formadoras realizadas ao longo dos 18 meses de implementação do subprojeto “Pesquisa e Docência em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas: Vivências na Articulação Universidade e Escola, a partir do PRP/CAPES”. Foram utilizados o método exploratório e descritivo referentes à abordagem teórica sobre a formação da identidade docente e o papel do Programa Residência Pedagógica, enquanto lócus de articulação entre teoria, prática e autorreflexão. Para tanto, foram utilizados os aportes teóricos de Freitas (2020), Pimenta e Lima (2017), Pereira (2015), Nóvoa (2014, 1988), Souza (2006), Pimenta (2005), entre outros, além da pesquisa documental acerca do PRP/CAPES e do redimensionamento curricular no Curso de Licenciatura em tela. A análise se utiliza, como corpus de apoio, das narrativas autobiográficas produzidas por três residentes colaboradores dessa pesquisa, identificados por discentes A, B e C. As narrativas trabalhadas foram elaboradas pelos residentes no formato de relato de experiência, produzido ao final da implementação do subprojeto. Os resultados apontam para uma autorreflexão dos residentes sobre sua formação em um curso de licenciatura e a importância da articulação vivenciada entre teoria e prática na construção da identidade docente. Verifica-se que ao produzir narrativas, os residentes potencializam o processo de construção do conhecimento, destacando-se a importância das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa.