O trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento e analisar teses e dissertações sobre brinquedotecas universitárias no Brasil, a partir do Estado do Conhecimento, o qual pode trazer contribuições para o campo da ciência, para além de uma revisão bibliográfica. Esta metodologia permite conhecer o que vem sendo pesquisado por determinada área em determinado espaço de tempo e abre possibilidades de se ampliar a visão do campo científico para questões que ainda não foram abordadas. Para este estudo o recorte temporal foi o período compreendido entre 2015 e 2022, realizado em dois momentos distintos, em abril e maio de 2022 e maio e junho de 2023, no Banco Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia – BDTB-IBCT. Os descritores utilizados foram “Brinquedoteca universitária” e “Brinquedoteca and universidade”. A partir do conhecimento do que vem sendo estudado e do que se tem produzido sobre as brinquedotecas universitárias, podemos reconhecer que ainda são poucos os trabalhos que discutem a importância das brinquedotecas para a experiência inicial discente em cursos de formação de professores nas universidades brasileiras. Destacamos, outrossim, a potencialidade que as brinquedotecas podem trazer para as infâncias, para o brincar infantil e para a melhoria dos cursos de formação de professores no Brasil.