O foco deste estudo são os efeitos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), para formação inicial, assim como para a melhoria dos cursos de licenciatura, pois a formação de professores nos dias atuais tem se tornado cada vez mais importante, haja vista, trata-se de um tema preocupante e que não é recente Neste sentindo o objetivo principal é analisar como o Pibid, através do subprojeto interdisciplinar tem contribuído no processo formativo dos futuros professores. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como aporte teórico as concepções de Tardif (2014), Fazenda(2003), Gonçalves (2007), Garcia (1999), Gatti (2009, 2011 e 2014) entre outros. Os participantes da pesquisa são 24 bolsistas dos cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XX–Brumado/BA, que estão atuando na Educação em escolas públicas municipais e federal. Para a coleta de dados, utilizamos entrevista semiestruturada e observação e para análise optamos pela técnica de Análise de Conteúdo. O PIBID é oportunidade na formação inicial, para que a ação-reflexão-ação faça parte do cotidiano do futuro professor, incentivando o ensino e a pesquisa. Os dados apontam para o estímulo que o PIBID oportuniza na Formação Docente, na valorização dos cursos de Licenciatura, na relação teoria e prática, na inovação metodológica e na relação universidade/escola.