Sabe-se que a educação é um dos aspectos fundamentais na vida do ser humano, pois esta é perene e constitui um processo que não é neutro. Assim, são os pilares que alicerçam a educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Esses pilares são de grande importância e apontam uma nova direção para as propostas educativas, no que tange às metodologias educacionais, pois o processo de ensino estabelece uma relação diferenciada com o educando em que se observa uma trajetória de construção do saber e promoção da aprendizagem. Este estudo objetiva, portanto, refletir acerca da prática pedagógica de docentes num contexto da sala de aula e como essa prática pode contribuir no processo de ensino dos educandos. Neste contexto, o trabalho utilizou como aporte teórico as ideias de Freire, Zabala, Anastasiou e Franco, dentre outros. Como procedimento metodológico, adotou a pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e de cunho bibliográfico, respaldadas em Oliveira, e Flick. Em suma, constatou-se que a prática pedagógica tem grande relevância para o desenvolvimento das atividades dos educandos, contribuindo para que se estabeleçam relações entre os conteúdos e os conhecimentos prévios construídos no seu cotidiano. Portanto, evidenciou-se, ainda, que as estratégias mediadas pelos docentes possibilitam que os alunos reflitam acerca dos conteúdos mediados em prol da elaboração de suas próprias descobertas.