Este estudo é resultado de uma revisão bibliográfica elaborada a partir da temática sobre formação de professores e políticas públicas. O texto tem como proposta fazer algumas reflexões sobre a temática com base no que alguns autores, como Carvalho (2008), Saviani e Duarte (2010), Freitas (2018) e Oliveira (2021) dentre outros, discutem. O objetivo é apresentar algumas reflexões pertinentes ao campo da formação. A metodologia utilizada se deu, primeiramente, pela seleção dos textos que foi organizada a partir dos eixos temáticos seguindo a seguinte ordem: a) refere-se às discussões sobre a educação, a condição humana e a escola pública; b) diz respeito às políticas públicas educacionais; c) políticas públicas de formação de professores. Após a seleção do material, os passos para a análise se deram a partir das leituras, fichamento e síntese dos dados. Uma das questões prementes na atualidade é olhar para educação e o modo como ela foi sendo constituída pois, não é possível pensá-la sem a contextualização necessária para compreender a sociedade atualmente. Quando se discute educação, todos são unanimes em apontar aspectos de transformação no âmbito educacional no que refere às políticas públicas direcionadas à formação do sujeito. As mudanças ocorreram de forma significativa afetando, principalmente, os modos de pensar a educação para todos, de pensar a formação dos professores, numa lógica que se apoia no aspecto econômico. Assim, a educação passa a ser entendida como uma mercadoria com valor que não está acessível a todos. Outro ponto fundamental nessas discussões se refere a como essa forma de ver a educação atinge os professores e sua preparação para o exercício da docência. E, nessa lógica, como seu trabalho passa a ter um caráter tecnicista, retirando tanto sua autonomia e capacidade de decidir sobre seu próprio trabalho, quanto as possibilidades de uma escola capaz de transformar.