Este artigo analisa a formação continuada dos professores alfabetizadores no Programa de aprendizagem na Idade Certa (PAIC) destacando a busca por resultados e as implicações para o trabalho docente. Inicialmente o trabalho apresenta uma breve descrição do PAIC com foco em sua estrutura e finalidade. Em seguida apresentamos as concepções de formação continuada e alfabetização numa perspectiva político-social considerando o cenário de mudanças e contradições da realidade. Do ponto de vista teórico metodológico trata-se de um estudo bibliográfico e documental. Para fundamentar a discussão, recorreu-se as contribuições dos seguintes autores: Gatti (2008, 2009), Freitas (2003,2014), Oliveira (2013, 2014), Brzezinski (2008), Brito e Freire (2021), Ferreiro (2011) e Soares (2020). Na análise documental foram analisados leis, decretos e portarias como fontes primárias na coleta de dados. Os resultados indicam que a formação continuada dos professores alfabetizadores distancia-se de uma concepção de formação crítico superadora da realidade e suas contradições. Percebe-se a permanência de uma formação pragmática e conteudista no sentido de valorizar a transmissão de conhecimentos padronizados com a intenção de atender as demandas da agenda internacional. Nesse contexto, ocorre a intensificação e regulação do trabalho docente, a retirada da autonomia do professor, assim como sua responsabilização pelo sucesso ou fracasso do aluno.