O presente estudo reflete a experiência de uma professora universitária com o Projeto de Extensão “A produção textual escrita escolar: aspectos da revisão e da reescrita no âmbito da formação docente”, inscrito no Edital Sônus-2023, visando ações para a formação docente inicial e continuada, acerca dos processos de produção textual escrita, revisão e reescrita. O projeto teve como foco os licenciandos, os professores da rede, e participantes de programas de formação PIBID e Residência Pedagógica na instituição. Tomamos como referencial teórico os estudos do Círculo de Bakhtin (2003), os documentos curriculares oficiais (BRASIL, 2017), norteadores para o ensino de língua portuguesa na educação básica e estudos mais recentes sobre a prática de revisão e reescrita em âmbito escolar, a partir de pesquisadores da área de Linguística Aplicada. A metodologia adotada caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e documental no que tange a Análise de Conteúdos (AC), com aportes da pesquisa qualitativo-interpretativista. A proposta evidenciou momentos de formação, por meio de encontros prévios acerca de leituras e discussões teórico-metodológicas e, posteriormente, oficinas pedagógicas e palestra com os participantes, licenciandos, estagiários e demais interessados, culminando com a composição de uma mesa temática por pesquisadores convidados externos para tratarem do tema, de forma remota, divulgada pelo canal do GEPLE com certificação aos inscritos. Os resultados apresentaram-se satisfatórios e postulam indicadores para ações futuras na universidade visando cursos e eventos de extensão constantes que discutam relações conceituais, terminológicas e metodológicas nas práticas pedagógicas, visando ao desenvolvimento das competências em leitura e escrita dos alunos na escola e ao desenvolvimento dos professores em formação inicial e continuada, haja vista a (quase) ausência de formação contínua para os profissionais atuantes na escola.