O presente estudo tem como objetivo investigar narrativas de professoras que atuam no sertão de Guanambi, Bahia, com o intuito de compreender melhor as experiências, desafios e estratégias utilizadas por essas profissionais na educação básica frente aos atravessamentos rurais e urbanos. No que tange aos aspectos metodológicos, a pesquisa tem como base abordagem qualitativa e no processo de coleta de dados tem como técnica o uso de entrevistas narrativas. A pesquisa tem como protagonistas as professoras que atuam na educação básica da rede pública de ensino do sertão guanambiense. E como critério de seleção, a atuação de cada uma em unidades escolares situadas na zona rural, observando o período de extinção dessas escolas ocorrido em 2005 e que migraram compulsoriamente das escolas rurais para escolas na zona urbana. Para análise dos dados, utilizaremos a análise de conteúdo, buscando identificar temas recorrentes nas narrativas das professoras, como as dificuldades enfrentadas no dia a dia, as estratégias utilizadas para superar esses obstáculos, os impactos dessa migração nas práticas pedagógicas e atuação dessas profissionais, a percepção dessas docentes em relação aos processos de escolarização desses alunos frente aos tensionamentos do rural e do urbano. Trata-se de um estudo que versa sobre histórias de vida de professoras, educação e formação. Espera-se que a pesquisa contribua para a compreensão das especificidades da educação no sertão de Guanambi, permitindo uma reflexão sobre as políticas públicas e a formação de professores para atuar na educação básica em face dos atravessamentos do urbano e da ruralidade. Além disso, a pesquisa pode fornecer subsídios para a elaboração de projetos de intervenção e de formação continuada para professores que atuam nessas regiões, visando melhorar a qualidade da educação oferecida aos alunos do sertão de Guanambi.