Do ponto de vista legal e das políticas públicas voltadas para a Educação Infantil no Brasil, houve avanços significativos, principalmente, no que tange ao atendimento institucional às crianças até a primeira década do terceiro milênio. Mesmo com os avanços no campo das leis e das políticas, o desafio ainda consiste até a contemporaneidade, no que se refere ao movimento de pensar as situações em que as crianças inúmeras vezes tiveram seus direitos violados e tenham sido reduzidas a toda espécie de desigualdade de oportunidades. Oportunizar às crianças situações de desenvolvimento, significa participar com elas de atividades num ambiente socializador, promovendo situações de aprendizado. Nesse viés, o professor tem papel essencial na garantia dos direitos de aprendizagem das crianças, para tanto necessita de uma formação que lhe assegure meios para atingir tais objetivos. A formação continuada de professores da Educação Infantil favorece ao profissional docente o acompanhamento das mudanças contemporâneas ocorridas no campo educacional e consequentemente na infância, oferecendo subsídios ao trabalho em sala de aula com meios possíveis de atendimento às particularidades de cada criança, bem como, a heterogeneidade presente na infância, potencializando a esse professor um olhar crítico capaz de evitar que a barbárie ocorrida por tempos na infância, se repita. Baseado em pesquisa Bibliográfica e Documental, este estudo foi realizado a fim de compor a Dissertação de Mestrado em Educação das Pesquisadoras, favorecendo seu embasamento teórico e proporcionando a compreensão da temática à vista de pesquisas sobre o assunto descritas por autores renomados e por pesquisadores que discutem o tema em questão. Reconhecendo a importância de uma formação continuada que venha refletir numa ação docente bem estruturada com propostas adequadas ao atendimento das crianças.