A cultura digital engloba práticas, crenças e valores compartilhados que emergem do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ela integra as competências gerais que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Sua inclusão na BNCC reflete a importância das TDIC na sociedade atual e a necessidade de preparar os alunos para lidar com elas de maneira crítica e responsável. Ao ser incluída formalmente no contexto escolar, a cultura digital impacta significativamente a prática do professor, exigindo a adoção de uma abordagem pedagógica mais alinhada com as tendências educacionais contemporâneas. Também implica em mudança na forma como os professores se relacionam com essas tecnologias, demandando formação contínua e atualização constante de suas práticas pedagógicas. À vista disso, este trabalho discute os resultados de uma revisão sistemática de literatura cujo objetivo foi investigar de que maneira os trabalhos publicados entre 2018 e 2022 discutem a promoção da cultura digital e sua relação com a formação continuada de professores da Educação Básica e de que forma contribuem para a prática docente alinhada à BNCC. Foram consultadas as bases Web of Science e Scopus e os artigos foram selecionados com base nos critérios de inclusão e exclusão definidos pelas pesquisadoras, e na leitura de título, resumo e palavras-chave. Criaram-se, então, categorias para os textos selecionados com base em suas similaridades para que as informações pudessem ser sintetizadas e viabilizassem a compreensão do corpus. Os resultados mostraram que, embora tenham importância significativa para a prática docente alinhada à BNCC, a discussão sobre cultura digital e formação continuada de professores para sua promoção são temas ainda incipientes na literatura recente. Essa revisão pode, portanto, sinalizar lacunas para que sejam traçados novos caminhos de pesquisa e aprimoramento da formação docente no contexto da cultura digital.