O presente trabalho trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é analisar os resultados de uma formação realizada com professoras do ensino infantil e fundamental anos iniciais em uma escola privada no Estado da Paraíba – PB. No início do ano letivo o setor de psicologia da instituição ministrou um minicurso de 5 encontros com a finalidade de promover uma maior compreensão a respeito do neurodesenvolvimento infantil, principalmente a respeito das crianças neurodivergentes, tendo como ponto de partida as necessidades reais de sala de aula. Nos últimos anos houve um aumento de alunos com os mais diversos tipos de diagnósticos, diante disso se faz necessário capacitar os profissionais da educação para que haja uma garantia da aprendizagem a essas crianças e adolescentes, pois conforme a Constituição Federal, a educação é um direito de todos, e o princípio do ensino inclusivo, é de promover a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas em todos os aspectos. Ao final da capacitação, foi aplicado um questionário para fazer um levantamento sobre as contribuições que o curso trouxe para a prática pedagógica destas profissionais. Como resultado, as professoras que responderam ao questionário relataram a importância do aprendizado obtido durante o curso e o reflexo positivo na sua atuação. Espera-se com o presente artigo realçar a importância da formação continuada para que os profissionais da educação consigam identificar alunos neurodivergentes, e através disso, aplicar estratégias em sala de aula adaptando o planejamento e os procedimentos de ensino, olhando para as competências dos alunos, e não apenas para suas limitações.