O curso de Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Parnamirim, teve sua primeira turma no ano de 2017. Atualmente na sua terceira turma, o curso surgiu como uma alternativa de formação continuada a profissionais bacharéis que percebiam a necessidade de uma capacitação pedagógica, seja por atuarem como professores sem a devida bagagem teórica, ou pela ambição de ingressas no magistério profissionalizante. Para melhor compreender os efeitos e o alcance que o referido curso teve e tem sobre os profissionais que a ele aderiram, e sobre a comunidade técnica e pedagógica no geral, o presente trabalho visou caracterizar socialmente atuais e ex-alunos do curso, bem como catalogar sua formação prévia de forma qualitativa. Adicionalmente, foram coletados depoimentos dentro deste mesmo grupo focal, enfatizando os motivos que levaram à entrada no curso, as perspectivas iniciais, e, no caso dos ex-alunos, o impacto da formação pedagógica em suas carreiras. Os resultados encontrados demonstraram uma ampla variedade de formações entre os alunos e ex-alunos que compuseram a amostra, com formações na área de humanidades representando uma parcela significativa dos dados. Além disso, foi possível demonstrar, através dos depoimentos, o papel singular do curso de Formação Pedagógica na profissionalização de docentes no estado. A FORPED do IFRN-Parnamirim é um curso de caráter único no RN, que oferece a profissionais de diferentes áreas e formações opções adicionais de carreira e uma maior amplitude de atuação no ensino técnico e profissionalizante. O presente trabalho reflete e caracteriza a diversidade que compõe esse corpo docente e traz relatos em primeira pessoa dos efeitos desse curso pioneiro para o ensino do RN, que cumpre seus objetivos, propostos e documentados em seu PPP, capacitando docentes e avançando a pedagogia potiguar.