Este artigo objetiva compreender como são realizadas as práticas de ensino, enquanto componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática do Programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal do Ceará. Este é um estudo de caso, desenvolvido através de pesquisa documental e entrevista. Assim, utilizamos o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o programa de disciplinas e os dados coletados na entrevista com um professor do curso. O Conselho Nacional de Educação exige que sejam vivenciadas quatrocentas horas de práticas de ensino durante o curso. No PPC, observamos que as práticas estão distribuídas nas disciplinas em forma de atividades, no qual cita-se exemplos. No programa de disciplinas determina-se apenas os conteúdos dos encontros presenciais. Na entrevista, o professor afirma que realizam debates, nos fóruns de discussão, sobre como abordar determinados conteúdos na Educação Básica e busca-se relacionar com o uso de softwares educativos. Não há mais encontros presenciais. O fórum possui grande potencial didático, porém, o docente comenta que, às vezes, a ferramenta não é explorada como deveria. Diante do exposto, sugerimos estratégias para o uso dessa ferramenta nas práticas de ensino, tais como: solicitar que os discentes elaborem e compartilhem planejamentos e aplicações de sessões didáticas; orientar que eles façam questionamentos e debatam sobre as aulas construídas pelos colegas; conteúdo, metodologia e recursos didáticos devem visar o ensino da matemática escolar. Assim, estimula-se o protagonismo e a prática de ensino dos discentes, fazendo com que eles vivenciem as ações docentes e tenham a oportunidade de refletir, com base nas discussões realizadas.