Este trabalho apresenta uma discussão acerca dos currículos de cursos de formação inicial de professores de música no Brasil. Tem como objetivo ampliar os estudos sobre formação docente com ênfase no ensino superior de música, a fim de verificar a articulação, no âmbito dos currículos, de temáticas presentes na contemporaneidade, especialmente nos documentos normativos que regem a educação básica, como educação musical decolonial e interdisciplinaridade e integração entre as diferentes linguagens artísticas. O referencial teórico-metodológico traz uma abordagem de pesquisa qualitativa, partindo de um levantamento bibliográfico e pesquisa documental, com discussões acerca das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de licenciatura, além de revisão de literatura sobre as temáticas abordadas, associada à análise de diferentes matrizes curriculares de cursos superiores de música. Os principais resultados declaram que, mesmo as instituições apresentando comprometimento com as questões contemporâneas, considerando a diversidade cultural em seus projetos educacionais, a estrutura dos programas permanece rígida, presa a modelos tradicionais de ensino de música. No que se refere à integração entre as artes, observa-se uma maior efetuação em instituições que trazem as diferentes licenciaturas (Música, Dança, Teatro e Artes visuais). O trabalho finaliza apontando a necessidade de se (re)pensar o currículo dos cursos superiores, considerando proporcionar um melhor diálogo entre formação e atuação do professor de música no Brasil.