O presente trabalho visa refletir acerca da formação de professores a partir de experiências educativas vividas em disciplinas oferecidas na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, uma unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro localizada em Duque de Caxias que acolhe, predominantemente, estudantes residentes de territórios periféricos atravessados por questões raciais, de gênero, de classe, de sexualidade e etárias. Serão trazidas experiências vivenciadas a partir das perspectivas tanto de licenciandos como da docente responsável pelas disciplinas. A análise das cenas educativas se dará a partir da articulação com obras de bell hooks que versam sobre o ato educativo, tendo em vista que a professora universitária e pesquisadora estadunidense apresentava uma trajetória profissional pautada na autorrealização e na busca pela proposição de práticas pedagógicas coerentes com seu discurso em prol de uma educação engajada que se propunha emancipatória, dialógica, respeitosa, ética. Parte-se da aposta de que princípios educativos que devem reger a educação básica também deveriam se fazer presentes no ensino superior, tais como a articulação com o cotidiano, a preocupação com uma educação integral, a valorização dos saberes dos educandos a partir do diálogo e de um engajamento crítico, o respeito à diversidade e a ênfase na transformação social. Para isso, tem se mostrado potente a noção de comunidade, de promoção de um espaço no qual estudantes sejam incentivados a participar e a contribuir para a construção e partilha de seus saberes.