Neste artigo, construímos uma breve reflexão sobre a formação do Pedagogo no Brasil, tomando como foco os aspectos formativos que vêm sendo evidenciados nas propostas curriculares. Objetivamos construir uma compreensão acerca da problemática que envolve o percurso do pedagogo no Brasil, contextualizando os dilemas contemporâneos da formação. Como procedimento metodológico deste texto, subsidiou-se de aportes teóricos respaldados em pesquisadores com GATTI (2010), PEREIRA (2000) e SAVIANI (2008), dentre outros que discutem a respeito da temática. Constatou-se que a identidade do pedagogo precisava ser revitalizada foi nesse contexto que as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia propuseram modificações curriculares para o alcance de um perfil profissional apto a conhecer e reconhecer o contexto no qual está inserido e, a partir de sua prática pedagógica, promover mudanças propondo o curso como uma licenciatura responsável pela formação de professores de educação infantil, ensino médio na modalidade Normal, Educação de Jovens e Adultos, espaços não escolares e anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo este a prioridade para a atuação. Concluímos que o curso de pedagogia fez, por ocasião das DCNs, mudanças acertadas no tocante a inclusão de determinados componentes formativos relativos à organização curricular do curso, preparando o aluno do curso de pedagogia para atuar e fortalecer o perfil de pedagogo. Com isso, entendemos ser possível compreender o inter-relacionamento entre a formação do Pedagogo, as DCNs e suas contribuições na estrutura curricular dos cursos de formação de professores na contemporaneidade.