Este trabalho objetiva contar histórias de professoras e professores que atuaram na Província da Parahyba do Norte na segunda metade do século XIX, como parte do processo de consolidação da Escola Moderna no Brasil, da constituição da profissão docente, da luta de professoras e professores na busca pelo reconhecimento da profissão, bem como do pagamento dos seus salários e contribuição ao campo de pesquisa em História da Educação. O aporte teórico e metodológico considerou as contribuições da história social, em especial, os escritos do historiador Edward P. Thompson por uma tentativa de apreender o processo social valendo-se do uso da categoria de experiência na vida coletiva e particular das pessoas para a análise do fazer-se docente na Paraíba oitocentista na e pela prática dos/as professores/as. Buscou-se entender o universo social em que os sujeitos da instrução primária estavam inseridos, tendo como fontes históricas documentos oficiais como as leis e os regulamentos, as chamadas de editais, concursos e nomeações, os relatórios dos presidentes de Província e dos diretores gerais da instrução, os ofícios e requerimentos destinados à assembleia provincial e os jornais da época compondo o corpo documental do trabalho considerando a reconstrução histórica do processo geral da instrução envolvendo toda a sociedade. Priorizou-se contar as histórias a partir dos/as professores/as apreciando as informações trazidas e/ou vividas por eles/as concluindo assim a narrativa com a voz dos sujeitos educativos deixando registrado na história da educação os nomes dos/das trabalhadores/as e intelectuais da educação brasileira.